A Carta de Correção eletrônica é um documento de existência 100% digital que tem como objetivo corrigir algumas informações de documentos fiscais, como a Nota Fiscal eletrônica (NF-e). Como não existe um modelo de impressão da CC-e, sua visualização deve ser realizada através do Portal da Nota Fiscal Eletrônica, utilizando a chave de acesso é possível emitir até 20 Cartas de Correção para cada NF-e.
Prazo para emitir uma Carta de Correção: A partir do momento em que a NFe foi autorizada, você tem 720 horas (30 dias) para emitir sua carta de correção.
O que deve conter numa Carta de Correção de NFe: Preencher no mínimo 15 caracteres e no máximo 1000, não ter acentos ou símbolos especiais, redação clara, objetiva e corrigida.
DICA: Se por ventura tiver que emitir mais que uma carta de correção, digite o conteúdo das que foram emitidas primeiro em sua última carta de correção, pois a última emitida se sobrepõe as anteriores.
Para fazer a carta de correção primeiramente deve-se selecionar a NFe que sofrerá correções, observe nas abas acima da nota irá ter uma que se chama ''Carta de Correção''.
Já na aba “Carta de correção” deve-se colocar o ''Motivo'' que está ocorrendo a carta de correção. Depois de informado o motivo clique no botão “Enviar carta de correção”.
Em seguida virá uma mensagem de retorno ''Status''. Se no Status exibir a mensagem "Evento registrado e vinculado a Nf-e", processo correto, essa carta de correção já está vinculada com essa nota.
Caso queira imprimir sua carta de correção, vá até o site da Receita Federal e consulte sua Nota fiscal com a chave de acesso da mesma. Depois disso basta fazer o download dos aquivos.
Acesse o site: Portal da Nota Fiscal Eletrônica