Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

Version 1 Next »

Homologação de boletos bancários: o que é?

A homologação bancária é um processo necessário para que o seu sistema emita os boletos usando os dados da conta da sua empresa corretamente. É um processo importante, pois é através dele que o banco garante que os seus boletos estão corretos e que os pagamentos feitos cairão na sua conta. O processo é composto de algumas etapas, que dever ser seguidas à risca, para não ocorrerem erros.

Como funciona o processo?

O processo varia de banco para banco, mas geralmente são emitidos de 10 a 20 boletos fictícios, cada um com uma variação de dados.

Uma vez que esses boletos são enviados, o banco avalia os boletos, validando as informações de cada um de acordo com o arquivo de remessa autorizando a emissão de boletos reais, caso tudo esteja certo.

A emissão de boletos está ligada a uma conta, então caso seja necessário emitir boletos para outra conta, é preciso realizar o processo de homologação novamente.

No sistema como devemos fazer:

TODAS AS ALTERAÇÕES OU CADASTROS DE BOLETOS DEVEM SER ACOMPANHADAS POR UM TÉCNICO.

  1. Tenha em mãos o número da conta, agência, número do cedente (esta informação quem irá te disponibilizar é o banco em que você vai fazer a operação).

  2. 📄 Para acessar: Menu → Cadastros →Bancos→Boleto - Adicionar

Preencha as informações solicitadas na tela, depois basta clicar no botão SALVAR 💾.

3. Configurar o usuário do sistema com o ''Modelo do boleto'' (nome do banco).

4. 📄Para acessar: Menu→Configurações→Usuários→Consultar

Clicando em ''Buscar'' irá listar os usuários cadastrados no seu sistema.

5. Depois dos usuários serem listados na tela, o primeiro usuário que irá aparecer é o principal, nele devemos clicar duas vezes que irá abrir uma nova tela onde você vai adicionar o modelo do boleto.

Logo após adicionar o “Modelo do boleto” basta clicar no botão “Salvar”.

6. Agora vamos simular uma venda para poder gerar uma remessa de teste com 10 boletos para enviar para o banco, assim, sendo feita homologação dos mesmos.

7. Depois que você fez a venda e adicionou os boletos basta clicar:

📄Para acessar: Menu→Relatórios→Arquivos e remessas→Remessa boletos 400 - Gerador

Na aba ''Gerar'' clicar no campo Boleto e selecione o banco, depois clicar em “Boletos que serão enviados” verificando se puxou todos e logo após clicar em ''Gerar''.

8. Vá para aba ''Arquivos'' e clique no botão ''Listar'', vai gerar a remessa com o número 1, essa mesma você deve dar dois cliques e salvar o arquivo, ATENÇÃO NÃO MODIFICAR O NOME DO ARQUIVO.

IMPORTANTE: Enviar para o banco o arquivo salvo para ser feita a homologação e junto com isso a impressão de cada boleto. Aguardar a confirmação do banco.

DICA(lightbulb): Mas não se esqueça que no sistema essa remessa deve ser apagada junto com todo processo de simulação.

  • No labels